Um avião monomotor caiu, em região de garimpo ilegal, no sudoeste do Pará, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga.
O piloto da aeronave, Danilo Alves, morreu na explosão da aeronave que estava carregada de combustíveis, o que não é permitido.
A queda do avião foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o acidente ocorreu na manhã de sexta-feira (10).
Antes de o avião atingir o solo, o piloto conseguiu avisar o controle aéreo de Manaus, capital do Amazonas. O dono da aeronave foi comunicado do acidente e com a ajuda de outras duas aeronaves conseguiu localizar o monomotor em chamas. O corpo do piloto foi levado para Itaituba (PA) e posteriormente trasladado para Costa Rica (MS), onde aguarda para ser sepultado.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e disse que investiga a ocorrência. O avião, de matrícula PT-JIH, estava em situação regular, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o Cenipa, as apurações iniciais apontam que os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos. As etapas não possuem tempo previsto para serem concluídas, dependendo da complexidade, ainda segundo o Cenipa.
Da Redação TANOIBOPE
Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/09/10/aviao-monomotor-explode-ao-cair-em-regiao-do-garimpo-no-sudoeste-do-pa.ghtml